Se vai servir carne como prato principal escolha umas entradas simples que completam a refeição e diversificam a paleta de alimentos e nutrientes que leva à mesa.
Um trio de sucesso
Um queijo fresco de cabra, um pequena taça de azeite extra virgem e filetes de cavala em azeite (de conserva) fazem um início de refeição delicioso e traz mais requinte ao ato de receber.
Disponível na nossa mercearia gourmet.
Azeite para molhar o pão
O Azeite é ouro líquido do mediterrâneo. Pelo aspeto, pelo sabor e pelo valor nutritivo. Leve o azeite à mesa numa pequena taça sobre um prato um pouco maior que a base da taça, ou uma base de madeira. Pode servi-lo como entrada em qualquer tipo de refeição. Facílimo de preparar é sempre uma presença nobre sobre a mesa.
Ponha um ramo de óregãos na taça e umas pedras de flor de sal na tábua que serve de base à taça de azeite. Ficará ainda mais bonito e apetitoso. Cada um porá o sal que quiser no seu prato para acompanhar o pão molhado em azeite. Fica delicioso.
Disponível na nossa mercearia gourmet
O pão nosso de todos os dias
Portugal tem uma especial riqueza em pão: de trigo, milho, centeio, alfarroba, milho e girassol, beterraba, cereais, sementes… há uma interminável lista de tipos de pão que pode levar à mesa para acompanhamento das entradas e da refeição. Leve 2 ou 3 tipos de pão no cesto e a sua mesa ficará logo mais rica.
Disponível na nossa mercearia gourmet.
Salmão
O salmão é um superalimento. Rico em proteína e vitaminas lipossolúveis, como a vitamina D, é ainda uma das melhores fontes de ómega 3. Faz uma ótima entrada para além de bonita. Sirva numa ardósia, por exemplo, com umas rodelas de limão e umas alcaparras. É delicioso e faz um bom complemento para uma refeição de carne como prato principal.
Disponível na nossa mercearia gourmet.
As conservas
Portugal tem uma indústria conserveira de grande qualidade com uma enorme variedade de produtos e de sabores. Vai servir um jantar? Com 3 variedades de conservas – filetes de cavala em azeite, anchovas e sardinhas em molho de tomate picante – um queijo de serpa bem curado e 2 ou 3 tipos de pão, faça uma entrada bonita e agradável.
Disponha as 3 latas abertas sobre uma ardósia ou uma base de madeira e leve à mesa com um raminho de oregãos secos ou umas ervas frescas. Ponha no cesto 2 ou 3 tipos de pão e o seu jantar vai ser um sucesso.
Ardósias
Numa ardósia, as cores vivas de uma paleta de enchidos diferentes têm o valor de um centro de mesa. Só que apetitoso. Se juntar umas azeitonas e umas fatias de pão tostado, tem uma saborosa entrada para uma refeição. Só falta pensar o vinho, outro pormenor importante.
Presunto
Um bom presunto é uma ótima maneira de iniciar a dinâmica de um almoço ou jantar. Os presuntos portugueses são conhecidos pela sua grande qualidade. Escolha os de cura acima de 9 meses. Quanto mais curados melhor. Quer requintar a sua mesa? Junte uma fruta ao presunto. Melão ou figo. O doce da fruta com o salgado do presunto fazem um contraste magnífico. Para decorar vale quase tudo. Dê asas à imaginação. Um ramo de alecrim, de hortelã ou mesmo uma folha de papel vegetal podem fazer um vistaço.
A madeira é sempre uma boa base para as entradas. Os materiais naturais parecem reforçar a autenticidade dos produtos que levamos à mesa. Misture alimentos de cores diferentes e vibrantes. Azeitonas, verdes ou pretas, Alcaparras, tomate cherry...atreva-se a experimentar. Os resultados são sempre visíveis.
Comentários